quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Competências Sociais - "Frente a frente"

Hoje, na aula de competências sociais, a Dra Ana colocou-nos um grande desafio. 
Inicialmente, deu-nos duas propostas à escolha para a tarde de amanhã:
*Ir ao cinema
*Ir ao parque da cidade.
Cada aluno pensou qual das opções gostaria de escolher e fizemos o registo das escolhas.
Em seguida, formámos dois grupos:
- o grupo dos que queriam ir ao parque (com 6 meninos)
- o grupo dos que queriam ir ao cinema (com 12 meninos).

Cada um teve a oportunidade de apresentar as razões que fundamentavam a sua opção.
Após ouvir os vários argumentos, alguns alunos reconheceram as vantagens de irem ao parque mudando de opção (é ao ar livre, dá para conviver, conversar e brincar com os colegas, é gratuito...). Deu-se, então, uma inversão da situação e o grupo da "ida ao parque" ficou com mais alunos. 

Em contrapartida, outros alunos mantiveram a sua opção de "ir ao cinema", justificando com argumentos válidos (é abrigado, em caso de chuva; a cidade esteve muito tempo sem cinema e agora tinham a oportunidade de conhecer o novo cinema; iam ficar a conhecer uma nova história que podiam adaptar e dramatizar; podiam ver o filme em 3D, que não podem ver em casa; etc...)

Entretanto, foi colocada uma questão: a turma tinha que optar por uma das duas situações, pois não se podia dividir; ou seja, um grupo tinha que ceder. Depois dos alunos terem conferenciado nos grupos, nenhum dos grupos cedeu, pois todos tinham argumentos válidos.

Apesar de, no final, não ter havido um consenso na turma e não se ter chegado a acordo, foi gratificante ouvir a capacidade de argumentação e contra-argumentação de vários alunos.
Parabéns pelos papéis que desempenharam!
É muito bom ver-vos crescer!

Sem comentários:

Enviar um comentário